sábado, 21 de março de 2009

Sabe, porém, isto: 2 Timóteo 3.1-5

(II Timóteo 3:1) - SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

Os últimos dias incluem a era cristã na sua totalidade. Paulo, porém, profetiza pelo Espírito Santo (1 Timóteo 4.1) que as coisas se tornarão piores à medida que se o fim se aproximar (2 Pedro 3.3; 1 João2.18; Judas 17.18)
1) Os últimos dias serão assinalados por um aumento cada vez maior de iniqüidade no mundo, um colapso nos padrões morais e a multiplicação de falsos crentes e falsas igrejas dentro do reino de Deus (Mateus 24.11,12; ver Timóteo 4.1nota; (ver o estudo O PERÍODO DO ANTICRISTO, P.1856). Esses tempos serão espiritualmente difíceis e penosos para os verdadeiros servos de Deus.
2) Paulo faz essa advertência a fim de reanimar os obreiros que, com suas igrejas, permanecerem leais a Cristo e a sua revelação. A plena bênção da salvação em Cristo e o poderoso derramamento do Espírito Santo continuarão à disposição dos que permanecem leais à fé e à prática dos ensinos do Novo Testamento.
A apostasia na igreja redundará em mais graça e poder para os que se mantiverem firmes na fé original que foi entregue aos santos (ATOS 4.33; ROMANOS 5.20; Judas 3)

(II Timóteo 3:2) - Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

Paulo apresenta uma lista de pecados que têm suas raízes no amor a si mesmo (amor-próprio) (2-4) alguns, hoje, ensinam que falta do amor a si mesmo (amor-próprio) é a raiz do pecado. A revelação Bíblica ensina o contrário.

(II Timóteo 3:3) - Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

Nos últimos dias, o crente deve estar disposto a enfrentar um volume esmagador de impiedade.
(1) O Apóstolo profetiza que satanás promoverá uma grande destruição na família. Os filhos serão “desobediente a pais e mães” (v 2), e os homens e mulheres não terão afeto natural .Esta expressão pode ser traduzida “sem afeição à família “ , e refere-se ao desaparecimento dos sentimentos de ternura e amor naturais; falta esta demonstrada por uma mãe que rejeita os filhos, ou mata seu bebê; por um pai que abandona a família, ou os filhos que negligenciam os devidos cuidados para com seus pais idosos (ver Lucas1.17 nota )
2) Os homens e mulheres passarão a amar idolatrada mente o dinheiro e os prazeres, e estarão sempre em busca disso para a satisfação de seus desejos egoístas (v,2). Ser pai ou mãe, com suas responsabilidades e encargos, e amor sacríficial na criação dos filhos, já não será considerado missão nobre, nem dignificante (vv.2-4). Pais amorosos darão lugar, cada vez mais, a pais egoístas e desumanos que abandonarão seus filhos (Salmo 113.9; 127.3-5; Provérbios 17.6; Tito 2.4,5; ver2 Timóteo 4.3,4 nota)
3) Se os pais cristãos quiserem preservar suas famílias nos tempos difíceis dos últimos dias, devem hoje protegê-las contra as práticas infames da sociedade em que vivem (João 21.15-17; Atos 20.28-30), separá-los dos costumes sórdidos do mundo e evitar que os ímpios influenciem seus filhos (Atos 2. 40; Romanos 12. 1,2; ver o estudo A SEPARAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE,P. 1779)
Os pais precisam aceitar o plano de Deus para a família (Efésio 5.21-25 notas; ver o estudo PAIS E FILHOS, P.1839), e não proceder como os ímpios (Levíticos 18.3-5; Efésios 4.17). Eles, e suas famílias, realmente precisarão ser como forasteiros e peregrinos na terra (Hebreus 11.13-16).

(II Timóteo 3:4) - Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
(II Timóteo 3:5) - Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes
afasta-te.
Tirado da Bíblia pentecostal.

Nenhum comentário: